quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Resumo p/ 4ª AE de Sociologia

Sociologia – Resumo

Galera quem fala é Negão (Negão Rafael)e decidi fazer um resumo pra vcs, pq venho percebendo que muita gente não anda se “dando bem” com a matéria. Ai vai minha contribuição, espero que ajude.

Cultura – é o conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.

O papel da educação na transmissão da cultura:

Cada sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso, a cultura é também chamada de herança social

Educação informal ou assistemática – a transmissão da cultura se dá por intermédio da família ou da convivência com o grupo adulto.

Educação Formal ou sistemática – Quando há escolas para se encarregar de completar a transmissão da cultura iniciada na família e em outros grupos sociais ( essas educação obedece a uma organização previamente planejada).

A cultura de uma sociedade é transmitida das gerações adultas às gerações mais jovens por meio da educação.

Identidade Cultural

Cada sociedade elabora sua própria cultura ao longo da história e recebe a influência de outras culturas. Assim, os indivíduos que compartilham a mesma cultura apresentam o que se chama de identidade cultural. É essa identidade cultural que faz com que a pessoa se sinta pertencendo ao grupo, é por meio dela que se desenvolve o sentimento de pertencimento a uma comunidade, a uma sociedade, a uma nação, a uma cultura. Por exemplo: as comunidades indígenas são realidades culturais diferenciadas em relação à sociedade dita “civilizada”. Como tal, são capazes de reproduzir regras, valores e estilos próprios de organização. Os indivíduos que pertencem a elas desenvolvem um forte sentimento de identidade cultural.

O aspecto material e o não-material da cultura

A cultura material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade (ferramentas, instrumentos, máquinas) e interfere diretamente em seu estilo de vida. Por Exemplo: um dos alimentos básicos no interior do Nordeste é a farinha de mandioca; muitos nordestinos preferem utilizar redes em vez de camas para dormir.

A cultura não-material abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia ...Por exemplo: a maior parte da população brasileira segue a religião católica, não há pena de morte em nossa legislação,esses aspectos não-materias de nossa cultura contrastam com os que encontramos, por exemplo, nos EUA, uma sociedade de maioria protestante, na qual muitos estados empregam pena de morte ....

Interdependência entre o material e o não-material da cultura

Existe uma interdependência estreita e constante entre a cultura material e cultura não-material. Por exemplo: quando assistimos uma apresentação de uma orquestra, sabemos que as músicas executadas são produto criatividade de um ou mais músicos, entretanto, para comunicar sua criação aos outros, os artistas valem-se de instrumentos musicais

A interdependência entre esses dois aspectos é intrínseca (essecial galera^^)a qualquer cultura, pois um grupo só pode realizar sua cultura não-material apoiado em meios concretos de expressão que fazem parte de sua cultura material

Componentes da cultura

Os principais aspectos de uma cultura são: os traços culturais, o complexo cultural, a área cultural, o padrão cultural e subcultura.

Traços Culturais

Traço cultural é o menor componente representativo de uma cultura. Ele pode ser um objeto material – por exemplo, o cocar de penas usado por nossos índios. Um carro, um lápis, uma capa, uma pulseira.. são outros exemplos de traços culturais. Os traços culturais são os componentes mais simples da cultura. Eles são as unidades de uma cultura.

É necessário ressaltar que os traços culturais só têm significado quando considerados dentro de uma cultura específica. Um colar pode ser um simples adorno para determinado grupo e para outro ter um significado mágico ou religioso.

Complexo Cultural

A combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica forma um complexo cultural. Por exemplo, o carnaval no Brasil é um complexos cultural que reúne um grupo de traços culturais relacionados uns com os outros: carros alegóricos, música, dança, desfiles....outro exemplo é o futebol que pode ser desmembrado em vários traços culturais: o campo, a bola, a torcida, os jogadores...

Área Cultural

A região em que predominam determinados complexos culturais forma uma área cultural. Esta é, portanto, o espaço geográfico no qual se manifesta uma certa cultura.

Padrão Cultural

Padrão cultural é um conjunto de normas que rege o comportamento dos indivíduos de determinada cultura ou sociedade.

Subcultura

No interior de uma cultura podem aparecer diferenças significativas, caracterizando a existência de uma subcultura. Por exemplo: há comunidades no sul do Brasil que não se comunicam só com o português, mas também em idiomas europeus, como o alemão.

A ocorrência de subculturais não se limita a diferenças regionais. Também pode se verificar na relação entre gerações. Por exemplo: os jovens criam costumes e modos de vida radicalmente distintos da norma adulta, por isso, alguns autores falam da existência de uma subcultura juvenil, exemplo: punks, skinheads, góticos, emos ( esse ultimo é gozação, ahuauhauahuah).

O crescimento do patrimônio cultural

Cada geração passa por processos de aprendizagem, nos quais assimila a cultura de seu tempo e se torna apta a enriquecer o patrimônio cultural das gerações futuras. Desse modo, apesar das mudanças, alguns valores culturais tendem a permanecer, assegurando a continuidade da cultura de uma sociedade entre uma e outra geração.

Em geral, o enriquecimento patrimonial de uma cultura se faz por meio de 2 processos:

Invenção cultural: é a combinação de traços já existentes, dando como resultado um traço cultural novo.

Difusão Cultural: é quando os traços da invenção cultural difundem-se não só na sociedade em que tiveram origem, mas também entre culturas diferentes. Geralmente através dos meios de comunicação.

Geralmente, o patrimônio de uma cultura cresce de geração em geração. Assim, a cultura é o somatório de todas as realizações das gerações passadas que se sucederam no tempo, mais as realizações da geração presente.

Retardamento cultural:

As mudanças dos diversos componentes da cultura não acontecem no mesmo ritmo: alguns se transformam mais rapidamente do que outros. As invenções, por exemplo, acarretam mudanças mais aceleradas na cultura material do que na cultura não-material: os instrumentos, as máquinas e as técnicas mudam mais rapidamente do que a religião, os padrões familiares e a educação.

Aculturação: contato e mudança cultura

Quando seres humanos de grupos diferentes entram em contato direto e contínuo, geralmente ocorrem mudanças culturais nos grupos, pois verifica-se a transmissão de traços culturais de uma sociedade para outra. Alguns traços são rejeitados; outros são aceitos e incorporados, quase sempre com mudanças significativas, à cultura resultante.

Marginalidade Cultural

Quando duas culturais entram em contato, podem ocorrer – além da aculturação – conflitos emocionais nos indivíduos que pertencem a ambas as culturais.

Contracultura

Nas sociedades contemporâneas encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a eles, num movimento chamado contracultura. Exemplo: a beat generation que contestava o otimismo consumista do pós-guerra norte-americano, a ingenuidade que os filmes de Hollywood apregoavam...

Socialização e controle social

A socialização é o ato de transmitir ao indivíduo, de levá-lo a assimilar e introjetar os padrões culturais da sociedade.

O maior instrumento de socialização é o controle social, que pode assumir diversas formas

O controle social são as formas pelas quais a sociedade introjeta os valores do grupo na mente de seus membros, para evitar que adotem um comportamento divergente.

A primeira agência de controle social é a família. Desde que nasce, a criança é orientada, educada e moldada pelo grupo familiar. Depois da família, temos a igreja, a escola e o Estado.

Tipos de Controle Social

Pode ser:

Difuso(informal): nas comunidades isoladas e pequenas, o controle social é difuso, vago, muitas vezes de caráter religioso.

Institucionalizado (formal): nas sociedades complexas, o controle social é institucionalizado ou formal, isto é, há órgãos e instituições sociais encarregados de sua aplicação.

Funções do controle social

Nas sociedades modernas os sistemas de controle social são quase totalmente institucionalizados, isto é, dependem mais de leis e regras estabelecidas do que de normas impostas pela tradição.

O controle social tem 3 funções:

Ordem social: ligam-se à aplicação de normas e de leis

Proteção Social: relacionam-se ao cumprimento de normas que beneficiam setores menos protegidos da sociedade. Entre elas, estão as de previdência social e a proteção dos direitos humanos

Eficiência social: estão relacionadas com regras e procedimentos que levem os indivíduos a contribuir de forma produtiva para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade

Cultura erudita e Cultura popular

Cultura erudita, também designada cultura de elite, se distancia dos resto da população, pois era eita para uso exclusivo da burguesia( a galera que tem dindin)

Cultura popular é mais próxima do senso comum, passou a ser produzida e consumida pela parcela mais pobre da população, sem necessitar de técnicas requintadas e científicas: uma cultura em geral transmitida oralmente, registrando as tradições e os costumes de um determinado grupo social

Indústria Cultural ( Cultura de massa)

Ao contrário das culturas erudita e popular; a cultura de massa não está ligada a nenhum grupo social específico, pois é transmitida de maneira industrializada para um público generalizado. O que temos então, é a formação de um enorme mercado potencial de consumidores. Esse mercado constitui, na verdade, a chamada sociedade de consumo

é isso galera, espero que todos tirem 10 e ninguém vá pra recu

obs: malz pela falta de pontuação... é pq fiz na pressa.


Bom galera, quem vos falou isso foi o excelentíssmo, magnânimo e incorruptível:


Negão, nosso querido comparsa Rafael Melo, vlw awe pela ajuda man.

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