quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Resumo - História

História

1. Guerra fria:

A Guerra Fria foi um confronto ideológico (), no qual as duas potências em conflito, EUA e URSS, não se enfrentaram diretamente (√). Suas formas de confronto foram à restauração econômica dos seus blocos de influência, após a Segunda Guerra (√), com o Plano Marshall e o Comecom, os tratados militares entre os países de cada bloco (√), como a organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, e os conflitos nos países aliados com apoio das potências a grupos rivais (√), como a guerra do Vietnã (√).

· Além do desenvolvimento japonês, outro fato ligado à Guerra Fria no extremo oriente foi a:

Ascensão econômica dos Tigres Asiáticos, outros países orientais que receberam investimento econômico dos EUA a fim de barrarem o avanço soviético no Sudeste da Ásia.

· O Japão foi reconstruído após a Segunda Guerra Mundial. A reconstrução econômica do Japão, acelerada após 1950, teve motivos políticos. Esses motivos foram as:

Disputas entre EUA e URSS por áreas de influência internacional, que levou os EUA a investirem recursos materiais no extremo oriente a fim de ter no Japão um aliado.

2. 2° Guerra Mundial:

· Alguns problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:

Crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

· O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi a:

Invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

3. Leste Asiático:

Países de culturas milenares, que se isolaram do comércio com a Europa por séculos. Foi colonizado pelo imperialismo europeu no século XIX e fez lutas nacionalistas para se libertar.Após a liberdade política e com o intervencionismo estatal, alcançou níveis altos de desenvolvimento econômico.

· O leste asiático é formado por vários países. Entretanto, há países mais destacados no cenário econômico mundial. Quais são esses países? Quais foram seus respectivos motivos de destaque econômico mundial após a Segunda Guerra?

A China (√), a Índia (√) e o Japão (√). A China instalou, com o comunismo, a ditadura e o desenvolvimento (√); a Índia optou pelo não alinhamento mundial durante a Guerra Fria, barganhando vantagens entre os dois pólos do conflito (√); o Japão foi reconstruído por financiamento americano (√).

4. A Descolonização

Decorreu da fragilidade européia após a Segunda Guerra Mundial e do fim do mito de superioridade do homem branco. Gerou vários países sem organização política interna e dividida em lutas de facções. Foi provocada pela influência política dos EUA e da URSS, que queriam novos países em suas áreas de influência.

· Com a descolonização afro-asiática, a Conferência de Bandung, ocorrida em 1954, foi um momento importante na reafirmação dos países africanos, latino-americanos e asiáticos nas relações internacionais. Entre as várias teses apresentadas para esses países na política internacional, inclui-se a do:

Não-alinhamento político internacional.

· Com a descolonização ocorrida após a Segunda Guerra Mundial, assolado pela miséria, pela superpopulação e pelos flagelos mortíferos da fome e das guerras civis, a situação de praticamente todo o continente africano é, neste momento de sua história, catastrófica. Este quadro trágico decorreu:

Da herança combinada de tribalismo e colonialismo, que redundou na formação de micro-nacionalismos incapazes de reconstruir antigas formas de associação, bem como de construírem novas.

· Depois de descolonizado, o continente africano passou a ostentar problemas remotos e recentes nos seus vários países. Quais foram esses problemas?

Os problemas remotos são as guerras intertribais (√), que se acirraram com o uso desses conflitos pelos dominadores europeus, para dividir os povos colonizados (√). Com a descolonização, a divisão de tribos amigas em territórios diferentes (√) e a junção de tribos rivais no mesmo territórios (√) geraram guerras sanguinárias entre as varias nacionalidades africanas (√).

5. A crise de 1929

· Vários motivos provocaram a depressão econômica de 1929. Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou principalmente da:

Superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente.

· A crise de 1929, com a queda da Bolsa de Nova York e a Grande Depressão nos EUA, começaram a ser superadas com a política do New Deal (protecionismo alfandegário, subvenção às empresas privadas e aumento dos gastos públicos). Essa política representou um marco na passagem do:

Capitalismo clássico, liberal e concorrencial para o capitalismo estatal.

6. Países capitalistas desenvolvidos.

Grupo de países industrializados que concentram as decisões políticas e os investimentos econômicos do mundo. Países de economia de mercado, regidos pelas leis da oferta e da procura e da livre concorrência. Ao entrar em crise, adotaram o intervencionismo estatal, mas sem abrir mão das leis de mercado.

7. Países periféricos.

Atualmente apresentam desenvolvimento econômico e social, mas também possuem bolsões de miséria e desamparo. Países pobres, que dependem da tecnologia e de investimentos internacionais. Antigas colônias africanas, asiáticas e latino-americanas, que dependem de conveniências com suas antigas metrópoles.

8. Crise do socialismo.

Decorreu da burocratização excessiva do estado e da conseqüente queda de produtividade. Tornou-se irreversível no final dos anos 1980, com a queda do Muro de Berlim.Foi decisiva ao se esfacelar a antiga URSS em vários países, o que deixou sem liderança o antigo grupo de países.

Espero que isso ajude a vcs,é bem resumido,então aconselho que vcs leiam um pouco o livro!

By: Silveira e Caique

Nenhum comentário: