quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Resumo p/ 4ª AE de História

Fernanda(Eleutério) fez a ação humanitária de nos mandar esse resumo bacanóide.

2ª Guerra Mundial

A segunda Gm teve como causa: o revanchismo do povo Alemão, pois a Alemanha foi desarmada e indenizada, após perder a 1ª GM a liga das nações se fragilizou, e sem falar que a Europa estava economicamente QUEBRADA. Final do séc. XIX ocorreu a 2ª Revolução Industrial, que intensificou a produtividade, porém começou a dispensar mão-de-obra. A eclosão da 1ª GM forçou a produção de armamentos, e alistamentos, diminuindo o nº de operários. Então, as fábricas passaram a contratar mulheres. Com seu fim, houve a redução de salário e aumento do desemprego. Com a crise de 1929, isso piorou. Sem falar que a Alemanha ainda tinha dívida de guerra.
Quando os alemães souberam dos termos do Tratado de Versalhes, protestaram, mas foram obrigados a aceitar, ou a Alemanha seria invadida. A Itália também estava descontente com o tratado, pois se sentia injustiçada, assim, o tratado ajudou a crescer o revanchismo. Os tratados não consideravam as minorias nacionais e étnicas existentes no Oriente.
A França e a Inglaterra adotaram a política de apaziguamento, onde a Alemanha começou a se militarizar, gerando empregos e um exército forte, descumprindo o tratado. Assim, começou a se expandir, militarizando a Renânia, que foi desmilitarizada depois da 1ª GM. Conseguiu tomar a Áustria, os sudetos, que faziam parte da Tchecoslováquia e posteriormente todo o seu território. Faltando somente a URSS, fizeram um pacto, onde haveria neutralidade entre os países durante 10 anos. Então, a Alemanha tomou o litoral da Polônia, e posteriormente, todo o seu território, fazendo fronteira com a URSS, e sendo um bom motivo pra a 2ª GM, já que o Ocidente não queria mais que a Alemanha se expandisse, fazendo-a atacar a França e começando a 2ª GM. A Alemanha venceu a França, mas a Inglaterra e Rússia resistiram. Os EUA entraram na Guerra quando os japoneses invadiram a Manchúria e atacaram, em 1941, a maior base naval americana.
Então, declarou guerra ao Japão. Com a vitória americana na batalha de midway, em 1942, os EUA puderam iniciar uma ofensiva ao Japão. Em 1943, no norte da África os americanos e ingleses derrotaram os Alemães, o que foi decisivo para o desfecho, pois permitiu o avanço dos aliados em direção à Alemanha, seguido pela rendição da Itália, em 1943.
Sabendo da importância do Brasil, em rotas marítimas de acesso à África, o governo enviou o embaixador Oswaldo Aranha aos EUA para obter financiamento e tecnologia para construção de um parque siderúrgico ( Usina de Volta Redonda RJ ). Porém, os EUA queriam a instalação de uma base militar no país. Ok, foi aceito. Em 1942, o Brasil declarou guerra aos agressores, depois do submarino alemão afundar o navio Buarque. O Brasil permitiu bases americanas no norte e nordeste, enviou suprimentos e matérias-primas pra guerra e força expedicionária pra guerra.
Em 1947, Paris foi libertada. O Japão foi ocupado pelos EUA em 1945, com as bombas em Hiroxima e Nagasaqui.
Conseqüências: EUA e URSS disputando superioridade mundial. O mundo ficou dividido em áreas de influencia – capitalista e comunista ( Guerra Fria ). A economia mundial cresceu. EUA financiou o Japão. O capitalismo se expandiu, elevando o padrão de vida. Surgimento de muitas nações pobres e poucas ricas. As colônias se tornaram independentes.
Criação da ONU: em 1945, EUA e Inglaterra julgaram os crimes, dividiram a Alemanha em 4 zonas de ocupação ( Inglaterra, França, Rússia e EUA ) e Berlim. A ONU foi criada em 1945, na Conferência de São Francisco, nos EUA. Compreende em assembléia geral, conselho de segurança. Formaram a declaração Universal de Direitos Humanos – os países manifestaram sua fé nos direitos, dignidade e valor do humano e igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Pulando Guerra Fria, ja que no resumo de Thaigo ja tem.

O Mundo Atual

O Leste Asiático:


China: A China tinha um política e isolamento desde a idade Média. Ela não tinha contado com o Ocidente. Mas no séc XVIII, a Inglaterra passou a vender ópio, pra com o lucro poder pagar o que comprava da China, porém o governo Chinês proibiu a venda no país ( Guerra do ópio, lembra? A galera começou a ficar doidoona). Mas isso enfraqueceu o governo e os estrangeiros começaram a entrar, ocorrendo revoltas populares de caráter nacionalista contra a dinastia Manchu, acusada de colaborar com os estrangeiros. Foi ai, que a China se relacionou com o Ocidente, pois a dinastia pediu proteção aos mesmos. Foi criado o tratado de Nanquim, onde os ingleses comercializavam com a China, e tomaram posse de Hong Kong.

Índia: A Índia mantinha contado europeu desde a idade média. A partir de 1956, a influência da Companhia das Índias Orientais cresceu enormemente, priorizando uma política de aquisição de terras e criando um exército. Isso incomodava as lideranças locais que queriam pegar o poder, Até que o governante de Bengala derrotou a companhia,as mas foi contido na Batalha de Plassey. O Governo dele passou pras mãos da Cia e estendeu seu domínio a Índia. Mas isso nunca foi bem aceito. Os ingleses queriam modificar a cultura de castas e as crenças dos hindus, mas não conseguiram. Em 1987, os sipaios ( exército dos hindus que protegia a Cia) e rebelou. Foi considerado a primeira guerra de independência.. A Índia foi dividida em duas partes: O congresso nacional indiano ( Hindus ) – criada em 1985 - e a liga muçulmana – criada em 1906-.

Tentando mudar os costumes locais, os missionários William Carey ( mudou a Bíblia pra ser lida lá ) e Alexander Duff ( criou escolas pra classe trabalhadora) entraram. No final do séc XIX, os hindus queriam um governo próprio, mas ainda tinham os muçulmanos lá. O Congresso Nacional Indiano em 1885, queria a independência e em 1906, a Liga muçulmana queria a criação de um estado livre em que se unissem os muçulmanos da Índia.


Japão: Contato europeu medieval, mas se isolou do contato europeu em 1603.

Em 1192, Yoritomo assumiu poderes administrativos que eram do imperador, encorajou a austeridade e a disciplina, além de exercer o poder sobre as províncias mais distantes. Após ele, vieram o Hojos até 1333, então o governo imperial retomou o poder, mas por pouco tempo. Clãs rivais de outras regiões passaram a desafiar o governo e no final do séc XVI, o Japão estava em Guerra Civil.

No séc XIX, os EUA entraram na Baía de Tóquio com quatro navios até convencerem os Japoneses a firmarem tratados de amizade. Depois veio e Rússia, Grã-Bretanha e os países baixos. Os portos foram abertos e tratados comerciais feitos. Em 1868, a restauração Meiji recolocou o imperador no governo. Ele modernizou o país, transferiu a capital pra Tóquio, ocorreu a revolução industrial, aboliu as classes do sistema feudal e etc. ( Assunto de geografia esse, easy ). O Japão não tinha matérias- primas pra suas indústrias, então tomou a Manchúria, que era da China. Em 1895, a Alemanha, França e Rússia obrigaram-no a devolver. O Japão estava em plena crise, foi quando passou a produzir para a Europa numerosos bens de consumo, pois ela estava voltada para a 1ª GM, reestruturando a economia.

Em 1912, Meiji morreu, e com o fim da 1ª GM, o Japão foi reconhecido como grande potencia. Na década de 1930, retomaram o poder de Manchúria, depois de ações militares que só acabaram com o fim da SEGUNDA GUERRA. O Japão se ferrou na segunda GM em 1945, então os EUA interviu, ajudando a reerguer o país.


A descolonização

A crise das metrópoles depois da segunda GM favoreceu o crescimento econômico das colônias e despertou o nacionalismo nas mesmas. Sem falar que a concorrência entre EUA e URSS por áreas de influencias ajudou muito na descolonização, já que eles começaram a apoiar os movimentos de libertação.
África: As fronteiras fixadas entre as possessões coloniais não consideraram a cultura, as etnias, nem nada. Dividiram conforme os recursos minerais, deixando muitas vezes tribos rivais juntas, resultando em guerras civis. A insensatez marcou os contatos europeus e africanos. A violenta ocupação implicou a morte de milhares de pessoas vitimadas pela fome, pelo trabalho escravo e pelas doenças trazidas dos europeus. A reação dos povos na defesa de seus territórios gerava massacres, reduzindo a população e destruindo a estrutura política, econômica e social.
Ásia: Era visada pela Europa para terem novos mercados consumidores, fornecer matérias-primas e colocar o excedente populacional.

O Nacionalismo chegou junto com os jovens que retornavam das universidades européias. Eles questionavam a subordinação à metrópole e participavam de movimentos nacionalistas. Frustrados com a metrópole depois da 1ª Gm, pois haviam prometidos reformas e não tinham cumprido, começaram a ser influenciados pelo socialismo e a nutrir simpatia pela Rússia.
Conferência de Bandung: Realizada na Indonésia, em 1955, por 29 paises da África e da Ásia reunidos, definindo-se como terceiro mundo. Queriam reconhecimento da identidade cultural, política e econômica. Defenderam a neutralidade, o não-alinhamento e o direito à autodeterminação política ( só falaram, não fizeram ). Inúmeras possessões africanas tornaram-se independentes. As nações que surgiram, ainda que numerosas não conseguiram colocar em pratica medidas cooperativas, em função da existência de interesses conflitantes e diferenças étnicas e culturais.

Eles não tinham uma liderança ( por exemplo: EUA comprava açúcar do Paraguai por questão política, só por isso. Eles não possuíam esse ‘lider’ ). Não foi um bloco coeso.
Libertação das Antigas Colônias: Lutas coloniais de transição (independência mas com laços comerciais com a metrópole ) e ruptura ( forma mais violenta, rompendo todos os laços ). A África do Norte: Argélia: No sec. XIX, houve uma grande migração de Franceses. Durante a segunda guerra. Eles lutaram contra a Alemanha. Ao fim, receberam promessas de libertação que não foram cumpridas, então, formaram movimentos revolucionários, mas foram esmagados violentamente. No inicio da década de 1950, começou o movimento de independência contra os franceses usando o terrorismo como arma. Em 1958, a França vivia em crise interna, e o General Charles de Gaulle estava à frente de um movimento militar. O povo Frances passou a apoiar os argelianos e, em 1962, o Gaulle assinou o acordo e Evian, dando-lhes independência.

Após seguidas crises políticas, com o apoio da URSS, a Argélia se afastou da França, mas em 1978, voltou a identificar com a França e EUA. Em 1989, foi constituído na Argélia o pluripartidarismo, que teve como conseqüência a ascensão ao poder da frente islâmica de libertação, que rejeitava qualquer tipo de influencia ocidental. Congo: Em 1908, deixou de ser propriedade do rei da Bélgica para transformar-se em colônia. Era muito cobiçada pela empresas européias, por causa de suas riquezas naturais. Em 1959, a Bélgica concedeu a independência, depois de muitos distúrbios populares. A África Portuguesa: Angola: Possuía instituições estáveis e três facções disputavam o poder: MPLA ( Movimento popular para a libertação de Angola ), FNLA ( Frente Nacional de Libertação de Angola ) e a UNITA ( União para a independência Total de Angola ).

O processo de independência de Angola começou na década de 1960 e ocorreram lutas entre as diferentes facções. Em 1974 foi assinado o Acordo de Alvos que declarava independência de Angola a partir de 1975. Mas o FNLA, ocupou o norte do pais, e a UNITA, o sul. Em 1992, a Angola implantou o pluripartidarismo e com a eleição, o MPLA chegou ao poder.


O RESTO DOS PAÍSES OLHEM NO LIVRO, SÃO MUITOS E EU ACHO PERDA DE TEMPO FICAR ESTUDANDO. =X

Bem é isso, estamos trabalhando para conseguir postar mais resumos do assuntos restantes, cordialmente, Daniel.

Nenhum comentário: