quinta-feira, 26 de junho de 2008

3º Resumo de história

Esse é de Fefy ( Fernanda Leal), vlw Fefy
*tbm não está completo

Para mim o resumo de Mah ficou perfeito, mas tem muita gente que prefere um resumo curto e que dê pra entender sem ter que ler o livro. (y) Comecei a fazer hoje e só deu pra fazer até revolução industrial. Se conseguir resumir mais coisa disponibilizo depois ;)

Aaah! E o que eu chamo de desprezível é a MINHA opinião. Se cair a parada, não me matem. ;P

REVOLUÇÃO INGLESA

Rainha Elisabeth morre sem deixar herdeiros e quem assume é Jaime I, iniciando a Dinastia Stuart. Jaime era católico e não aceitava os protestantes, o que fez com que os mesmos se picassem e fugissem. Quando Jaime morreu, assumiu o seu filho Carlos I, que era absolutista e católico. Ele se achava O Rei da Cocada Preta e aumentou impostos e fez as leis marciais sem nem consultar o parlamento. O parlamento, que não era otário nem nada, não gostou e quis que o rei assinasse a petição de direitos (e ai o rei teria que prestar contas para aumentar os impostos e tal). O rei assinou mas deu o zig no parlamento, fechando-o no ano seguinte. Mas aí o rei precisou aumentar um imposto e teve que reabrir o parlamento, que disse que queria em troca que os poderes reais fossem limitados. O rei não aceitou a situação e iniciou a revolução puritana. Cavaleiros (a favor do rei) e Cabeças Redondas (a favor do Parlamento e liderado por Cromwell) lutaram e o exército de Cromwell venceu. O rei foi julgado e decapitado e a partir daí se instalou o governo de Cromwell. A queda do monarca – considerado divino e blábláblá – trouxe consigo aspirações revolucionárias.

No governo de Cromwell aconteceu o Ato de Navegação – que ferrou com a Holanda, pois não poderia mais transportar as mercadorias inglesas. A Holanda alterou e declarou guerra, mas acabou perdendo e a Inglaterra se consolidou como A Fodona da parada. (H)

Aí Cromwell morreu (morte morrida mesmo, natural.. ninguém arrancou a cabeça dele nem nada não) e assumiu um tal de Ricardo, que foi tirado do governo, dando lugar a Carlos II. Carlos II, porém, tinha relações com os franceses e tinha se comprometido (por dinheiro – caixa dois rolando há muuuuito tempo) a tentar fazer com o que o povo se convertesse para o catolicismo. Em represália, o parlamento foi lá e declarou o Bill of Test (que contestava o catolicismo) e o Habbeas Corpus, que dava ao preso o direito de ser julgado. Isso acabou dividindo o parlamento em Tories (a favor do rei) e whigts (contra o rei). Aí quando o parlamento expulsou católicos de alguns cargos que os mesmos ocupavam, acabou levando à queda de Carlos II, que saiu do governo.

Assumi Jaime II, que também era católico e batia de frente com os whigts. Quando o herdeiro nasce a insatisfação se manifesta ainda mais, porque não queriam um rei católico barriando os esquemas mercantilistas. Aí tories e whigts se juntam contra o rei e, para dar um rumo a nação, acabam entrando em acordo quanto a Guilherme de Orange, que foi quem assumiu o trono. Guilherme assinou o Bill of Rights (declaração de direitos) e o Ato de tolerância, que dava liberdade quanto as religiões da galera. Acabou que o rei passou a existir mas não mandava em tudo como antes, já que agora dependia do parlamento. Monarquia Constitucional.

ILUMINISMO

O iluminismo foi um movimento intelectual que propôs a razão e não a ignorância. Foi considerado o Séculos das Luzes, já que o uso da razão e a observação dos fatos passou a ser utilizado para explicar fatos que antes eram explicados pela fé. A Igreja e o Rei deixaram de ser vistos como o centro de tudo e algumas descobertas e pensamentos ajudaram a contrariar o antigo regime. Ao descobrir que o giro da terra era elíptico e não circular; a Terra girava em torno do sol e não o Sol em torno da Terra, a descoberta da grande circulação, essas descobertas passaram a justificar coisas que antes eram vistas como divina. Foi quando surgiram também pensamentos que iam contra o absolutismo – pensadores diziam, por exemplo, que o rei não poderia ter mais poder do que aqueles que são por ele representados – inclusive foi quando Montesquieu comentou sobre o poder ser dividido em três partes (sistema utilizado nos dias atuais). Todo esse racionalismo, que via o homem como um ser livre para pensar e agir, contrariava o antigo regime e incentivou muitas mudanças.

Parte desprezível do assunto (estudar o resto direitinho):

Também se manifestou na economia através da Fisiocracia (que dizia que a riqueza vinha da terra e panz) e do Liberalismo econômico, que era a favor da livre concorrência, lei de oferta e procura e talz.

Déspotas esclarecidos eram os absolutistas que conseguiam lidar com os ideais iluministas, achando um meio termo.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A revolução industrial foi influenciada por vários fatores e foi o que levou o homem a usar as máquinas e produzir em larga escala e tal. Antes existia o artesanato (onde o artesão fazia tudo), depois veio a manufatura (o artesão trabalhava, mas o dono do produto era o dono das ferramentas), por último a maquinofatura (empregando máquinas e tudo).

Os fatores que influenciaram a revolução industrial, impulsionando a Inglaterra para um grande desenvolvimento industrial foram: a revolução gloriosa, que acabou com os resquícios do feudalismo; o capital abundante vindo das colônias e do mercantilismo; as imensas reservas minerais, inclusive de ferro e carvão, dois materiais importantes; surgimento de novas máquinas, como a de tear e tecer; mão de obra barata e abundante que tinha sido expulsa dos campos com o cercamento.

Toda ação tem uma reação. Não foi diferente com a Revolução industrial e acabou que trouxe conseqüências como a poluição e destruição da natureza; o trabalho humano foi substituído pela máquina; aumentou a extração de minerais e o desmatamento; avanços científicos; concentração nos centros urbanos, uma vez que os moradores do campo iam para a cidade em busca de melhores condições de vida; o afastamento da família, já que o pai trabalhava mil horas, assim como o filho e a mãe; além da exploração² do trabalho infantil, das mulheres e dos homens, que trabalhavam muito.

Com a revolução, surgiu também a classe operária, que trouxe consigo algumas idéias que, apesar de se diferenciarem, tinham um ‘pensamento’ em comum: o trabalho e o trabalhador deveriam ser valorizados e a riqueza deveria ser dividida (sem ser monopolizada como acontecia e acontece até hoje). -> basta dar uma olhada rápida na página 60, mas não acho que é o tipo de coisa que é importante saber não.

Os trabalhadores também queriam mudanças e mais igualdade, ai começaram a se organizar em associações (Trade Unions) que não eram reconhecidas a principio. Até chegaram a quebrar máquinas e tudo, pensando que a culpada pela situação eram as pobres coitadas, mas aí foram punidos e viram que as máquinas são só máquinas. A partir daí, eles começaram a buscar por leis que os amparassem e reivindicaram melhorias (voto secreto, igualdade nos direitos eleitorais, todos pudessem se candidatar, etc) através da Carta do Povo. No começo nada mudou, mas com um tempo começaram a atender as reivindicações.

Parte desprezível [2]:

Com a revolução, surgiram também algumas teorias econômicas. Baboseira.

Todos os resumos q eu estou recebendo estou postando aqui, a todos q colaboraram : muito obrigado.

Nenhum comentário: